quinta-feira, outubro 7

ARTIGO DE OPINIÃO

Como é possível ??!!

Como é possível alterar regras de uma modalidade praticamente todos anos?
Como é possível que os clubes não tenham recebido ,uma única nota acerca dessas alterações??Tudo o que se soube foi através da Internet e de espaços como este ,que teimam em lutar por uma modalidade perdida.
Como é possível que numa modalidade que (é ??) jogada a alta velocidade devido ás suas características únicas(o uso de patins com rodas!!) seja exigido aos jogadores que não tenham qualquer contacto físico com o adversário??Mas a alguém de perfeito juízo ou melhor a alguém que já tenha jogado hóquei , lhe passa pela cabeça que o simples facto de tocar no stick do adversário seja alvo de uma marcação de falta?? Mas então para onde caminhamos? Baskett,futsal??
O nosso desporto é o Hóquei Patins. Jogado a alta velocidade , com contacto físico ,com duelos duros , intensos ,mas leais. Foi por isto que o publico se apaixonou,e divorciou e provavelmente iria voltar a apaixonar . Tudo tem os seus altos e baixos, mas alterar para pior, transformar uma modalidade noutra coisa qualquer que nada tem a ver com a essência do Hóquei não é nem vai ser nunca a solução.
Vejamos os jogos do ultimo fim de semana como exemplo.
Vejam qual foi a média de faltas por jogo. Analisem o que representam mais de trinta faltas por jogo em termos de ritmo perdido, paragens no jogo e quebra de ritmos e intensidade.
Por acaso perguntaram aos jogadores e treinadores a opinião sobre novas alterações no jogo??Esta eu respondo de caras!!Claro que não ,perguntar para quê??
Quem são hoje em dia os grandes protagonistas dos jogos de hóquei??
Os árbitros.
Os árbitros são os grandes protagonistas, eles são livres directos que ninguém descortina, eles são expulsões a jogadores que se encostam mais aos adversários, eles são o dar cartões aos treinadores expulsando ainda mais jogadores.
São eles os verdadeiros donos do Hóquei neste momento, uma vez que a conclusão que chego é que neste momento NEM OS HOQUISTAS GOSTAM do HÓQUEI!!!
Não é possível jogar com medo de tocar no adversário, não é possível jogar se ao fim de dez faltas sem agredir ninguém nem jogar violento somos penalizados com livres directos, não é possível que fazendo uma falta atrás da baliza do adversário sejamos punidos com um livre directo, não é possível que um arbitro não admita uma critica de um treinador e vá de expulsar os jogadores da equipa até ficar quase só com guarda redes....
Hoje em dia posso dizer com clareza, não foi este o jogo por que me apaixonei!
PS-Não assino o texto porque ainda sou jogador.
fonte: Cartão Azul

Nota do MD: Não sei quem é o autor do texto, pois não assinou o artigo, também não me interessa, mas não me importo de assinar com o meu nome também, faço minha a sua opinião assino:
António Matos

3 comentários:

Anónimo disse...

Para quem viu ao vivo a supertaça entre o Benfica e o Porto ou pela TV, o que aqui vem escrito, nada corresponde aquilo que se viu e com as sensações que se viveram.
Pode haver razao por parte dos clubes de falta de divulgação, mas não é os árbitros a culpa.
Se os árbitros tem mais ou menos protogonismo, isso é por culpa dos jogadores.
Existe bons e menos bons jogadores, o mesmo acontece com os árbitros.
Existem alguns que conseguem assimiliar melhor o que as novas regras pretendem que outros.
Mas se os árbitros tivessem metade das condições de treino e formação, que um clube médio dá aos seus jogadores, não tenho duvida que os árbitros eram muito melhores.
Mas aquilo que se vê,´são pavilhão sem as minimas condições para a pratica de hoquei, nem pelas medidas, nem pela colocação dos bancos, como ainda temos clubes que gostam colocar as cabines dos árbitros em sitios estrategicos, para melhor exercer pressão, como gostam de dizer.
Ninguem tenha duvidas que as regras em vigor trouxe mais verdade, mais espetaculo, mais golos.
Temos todos um ano de evolução, este vamos evoluir mais e para o ano essa evolução vai ser maior. E daqui a 10 anos com uma geração de jogadores, há-de haver um hoquei atractivo.
Paciência e calma e saber evoluir com calma e poderação

Anónimo disse...

Pelo seu comentario é notorio que é arbitro!!!
Comparar o que se passou no Benfica-Porto com o resto dos jogos é uma clara utopia.
Os arbitros nesses jogos parecem uns meninos,apitam uma faltinha ou outra deixam jogar e são insultados durante quase todo o jogo e nem piam!!!
Num jogo qualquer de 2ª divisao basta os jogadores acenarem com a cabeça ou manifestar qualquer desagrado com as suas decisões e vai de expulsar desmedidamente!!!
Eu bem sei que os arbitros sao uma classe unida e gostam de se defender uns aos outros,mas contra factos não há argumentos a generalidade dos jogadores acha prepotente e arrogante a postura da maioria dos arbitros em campo.
Por muito que queiram ,não sao voçês os artistas!!!

Anónimo disse...

Concordo e assino por baixo o comentário do anónimo das 23:58. A modalidade está a evoluir para melhor. E só uma nova geração de jogadores fará do hóquei um desporto ainda melhor (é possível descer ainda mais baixo que na última década?). Os primeiro sinais estão à vista: mais espectáculo, jogos mais limpos e um hóquei mais atractivo. Acabaram-se as arenas de gladiadores.