quarta-feira, maio 6

OS MOSQUETEIROS DE VIANA

Em Viana do Castelo, tal com em Paris no romance "Os três mosqueteiros", do francês Alexandre Dumas, há três jogadores de hóquei em patins que têm feito a vida negra aos adversários. Todos os conhecem bem e ninguém fica indiferente quando os vê do outro lado da pista. Paulo Almeida, Pedro Alves e Luís Viana juntaram-se pela segunda vez no mesmo clube ao longo das suas carreiras e desta junção resultou já um feito histórico na vida da Juventude de Viana: a qualificação para a final do campeonato. O adversário ainda não é conhecido, mas isso pouco importa. Seja o FC Porto ou o Benfica, terá pela frente uma equipa experiente, na qual sobressaem os três internacionais, por serem os únicos que já experimentaram a sensação de serem campeões nacionais. De resto, esta foi mesmo uma das razões pelas quais o treinador Rui Neto os quis no clube. "São todos jogadores habituados a lutar por títulos e transmitem essa ambição aos mais novos, não se sentindo acomodados por já terem o currículo que têm", revela. Paulo Almeida, o capitão, chegou à Juventude de Viana depois de o projecto do Sporting ter terminado. O defesa/médio, já a viver na ternura dos 40, conta com sete títulos, cinco deles obtidos pelo Benfica. Depois foi para o Óquei de Barcelos, onde viria a jogar em 2003/04 com Pedro Alves (39 anos), que leva seis títulos conquistados ao longo de 20 anos de I Divisão - três deles no FC Porto -, e também com Luís Viana, o mais novo (32 anos) e o menos titulado dos três - só foi campeão uma vez, precisamente em Barcelos. Na final que se aproxima, a experiência poderá vir a decidir o desfecho do play-off. Pressão não vai faltar, mas Paulo Almeida aconselha os jovens da equipa a estarem tranquilos. "Não vale a pena estarem nervosos ou tentarem forçar as situações, porque o que tiver de acontecer... acontecerá naturalmente. Os mais novos apenas precisam de fazer o melhor, porque o melhor deles já é muito bom", diz o líder do balneário.
- Pedro Alves: "Plantel tem muito valor" Por estranho que pareça, Pedro Alves considera que o jogo mais importante desta época foi... um amigável. "Foi a partir do momento que derrotámos o Barcelona, na pré-época, que sentimos ter capacidade para vencer qualquer equipa", explica o ex-Liceo da Corunha, que considera o plantel dos vianenses "muito valioso". De resto, é isso que o leva a acreditar que, independentemente do rival na final, o título poderá ser mais do que uma miragem. "Já conseguimos melhorar o segundo lugar da época passada, mas não vamos parar. Temos de jogar para vencer", vinca, satisfeito pela opção que tomou.
- Paulo Almeida: "Final sempre foi objectivo" Os elogios ou as críticas sempre foram recebidos com indiferença por Paulo Almeida. O defesa/médio não se preocupa muito com o que dele dizem e garante que se limita "a dar o melhor todos os dias, para ajudar a Juventude a ganhar os jogos". E os próximos poderão mesmo valer-lhe mais um título. O adversário não é conhecido, mas isso não preocupa o capitão. "Chegar à final sempre foi o nosso objectivo. Se vamos defrontar FC Porto ou Benfica não interessa, porque o adversário será sempre muito forte. Seja como for, julgo que as hipóteses de sucesso serão de 50 por cento para cada um."
- Luís Viana: "Críticos devem retratar-se" Desde a primeira jornada já passaram vários meses, mas Luís Viana não esquece o que foi dito e escrito após a derrota (1-6) com o FC Porto. As críticas foram, no entender do avançado, "demasiado duras" e o tempo veio a demonstrá-lo. "As pessoas que escreveram que éramos uma equipa velha, até anedótica e sem capacidade para chegarmos à final, devem retractar-se", dispara Viana, orgulhoso por voltar ao clube que onde fez parte da formação, depois da experiência em Itália: "Estar de regresso é uma sensação óptima e espero ajudar o meu clube, no qual joguei até aos juvenis, a conquistar títulos".
Fonte: OJOGO

Sem comentários: