sexta-feira, maio 7

O HÓQUEI FICOU MAIS POBRE: MORREU O PADRE MIGUEL

OBRIGADO PADRE MIGUEL!
AOS ILUMINADOS DO HÓQUEI ACTUAL, ESTUDEM O TRABALHO DESTE HOMEM!
foto: cum.hoquei
O padre Miguel Barros, fundador, presidente e antigo treinador de hóquei da Associação da Juventude Salesiana (AJS) morreu hoje de madrugada com 86 anos de idade, disse à agência Lusa um familiar.

Segundo informação no sítio Internet da escola dos Salesianos do Estoril, o funeral, após missa de corpo presente no sábado às 10:00, segue para o cemitério da Galiza, pelas 11:00.

O padre Miguel Barros nasceu em 1923 na Ericeira (Mafra, Lisboa), estudou no Colégio Oficinas de São José e, aos 17 anos, foi estudar para o Seminário de Poiares da Régua.

Em 1942, foi estudar filosofia para os Salesianos do Estoril, onde orientou o centro juvenil, criou o grupo de amigos do hóquei e leccionou, tendo em 1951 sido padre, para, de 1952 a 1957, ser missionário em Moçambique, onde treinou equipas de hóquei em patins.

Em entrevista recente ao Boletim Salesiano, o padre Miguel salientou que, quando regressou a Portugal em 1957, metade dos jogadores de hóquei em patins de Lourenço Marques "tinha passado pela [sua] mão".

Em 1957, regressou à escola Salesiana do Estoril e começou a dirigir as equipas de hóquei e o êxito das suas equipas levou à saída dos jogadores para equipas federadas.

"Quando regressei recomecei com o hóquei, mas, ao fim do primeiro ano, o Cascais levou-me todos os jogadores, que não eram federados. Então eu disse: Não, isto assim não vale a pena! Só continuo com o hóquei se formos federados", recordava o padre Miguel na citada entrevista ao Boletim Salesiano.

A 20 de Março de 1961 fundou a Associação da Juventude Salesiana, federada, que logo em 1963 ganhou os campeonatos regionais e nacionais de juniores de hóquei em patins.

Desde 1963, a AJS, que o padre Miguel treinou nas décadas de sessenta e setenta, conquistou vários títulos regionais e nacionais de infantis, iniciados, juvenis e juniores e em seniores foi campeã regional da segunda divisão em 1965 e campeã da primeira divisão, zona Sul, em 1971, em 1975/76. Fonte: agência Lusa

Sem comentários: