terça-feira, setembro 29

ARTIGO DE OPINIÃO-NOVAS REGRAS

DEPOIS DA OPINIÃO DE UM TREINADOR, AGORA A DE UM ÁRBITRO!
Tudo o que acontece ao longo da vida, o que é novo, precisa de adaptação e por vezes de reorganização. E as regras em vigor, também precisam disso. Tempo de adaptação por parte de todos, árbitros, jogadores, treinadores (com novas tácticas) , e dos espectadores, porque sem eles perde-se o incentivo de andar a lutar por algo.

E com o tempo de reorganizar, temos que desta vez ser muito mais solidários e participativos. As actuais regras tiveram durante quase três anos a ser discutidas, a apresentação das mesmas foi no Luso com uma fraca participação, por isso agora, devemos, todos ser mais participativos e porque ninguém tenha duvidas que as mesmas vão necessitar de alguns acertos. Mas esses acertos tem que ser os melhores e os mais acertados.

Quanto à prestação dos árbitros, se o jogo desenrolar se normalmente, em que os jogadores só jogam na bola, nem empurrem os adversários contra a tabela, não derrubem os adversários ao chão, joguem na bola e aceitem com o melhor fair-pay as decisões dos árbitros, de certeza que nem vão notar pela presença dos senhores de negro.

Se por outro lado, os jogadores fizerem faltas graves para ser sancionados, aí, os árbitros vão ter que sancionar as mesma. Nesse caso a parte disciplinar das actuais regras são bastantes penalizantes, para quem procura jogar no homem, para não respeita as decisões dos árbitros, ou para quem utiliza por vezes a malandrice mascarada do " sem intenção". Não se podem esquecer o árbitro ou considera que houve jogo ou considera que houve matéria para actuar disciplinarmente, e aí no mínimo, é cartão azul, com tudo o que isso acarreta para a equipa. E a diferença dessas duas formas de actuar, estão separadas pelo fio da navalha.

Mais, agora ninguém tenha duvidas que se vê mais Hóquei, os contactos físicos são menos, por isso certas atitudes que no antigamente eram disfarçadas pelos contactos permanentes, agora vão dar mais nas vistas e por isso mais sancionadas.

O hóquei não é o futebol, o conceito do sem intenção não existe tecnicamente nem disciplinarmente. O jogador tem que saber que o stick é para jogar na bola, e não como muitas vezes, que a pretexto de uma queda ou simulação de queda, o mesmo servia para andar no ar e tentar acertar em alguém. O travar fora de horas porque dá geito porque assim espetamos com adversário na tabela, é um conceito que tem que acabar, como aquele que para cortar uma bola precisa de acertar nas luvas do adversário. Tudo isto como já disse, na nova forma de estar em campo por parte dos jogadores dá mais nas vistas logo vai ser sancionado.

Quanto ás regras, por agora não há nada a fazer, entraram em vigor, e eu enquanto árbitro só tenho que cumpri-las, infelizmente por vezes com erros, e agora ainda mais difícil, porque disciplinarmente temos que ser o mais rigorosos possível, e a velocidade do próprio jogo que aumentou, tornando mais rápido. Tudo isso faz dificultar a nossa acção.

Para mim todos tem razão, e mais todos tem direito à sua opinião, ainda mais quando não têm medo de expressá-la e identificar-se e ainda fundamentam essa opinião, mas com isso não quer dizer que são os donos da verdade, a verdade tem que ser construída por todos.

Sou árbitro, e como é habitual de seguida, vem alguns dar me mocada.
Cumprimentos para todos, e que todos juntos saibamos elevar o hóquei.
J Paulo Romão
P.S : Recebemos este comentário do sr. Arbitro J.Paulo Romão, mas achamos por bem dar-lhe mais destaque para todos juntos unirmos mãos para o bem da modalidade, embora pessoalmente continuar a considerar que vamos que ter de recuar com algumas regras que entraram em vigor. O Tempo o dirá.
Mascote Dino

1 comentário:

Anónimo disse...

sr paulo romao mt bem..
tanto o sr como outros seus colegas vao concerteza cometer erros..
com estas ou as outras regras..faz parte da vida..do desporto..do homem..
vc diz coisas importantes..
muita mas muita gente está de acordo que o hoquei ficou mais limpo..mais jogavel..
basta todos seguirem as regras..