
Recebi este comentário do sr. J.P.Romão, mas considerando a sua opinião bastante válida, achei por bem dar-lhe o destaque merecido, aqui vai:
"Dia 1 de Setembro, abre oficialmente a época de 2009/2010.E com a abertura, vem as Novas Regras do Hóquei em Patins.Alguns dizem nas reuniões, nem vale a pena discutir, porque já estão aprovadas, são assim e assim vão ficar.Até poderia aceitar, se as mesmas tivessem sido testadas em vários torneios.Não coloco em causa, quem trabalhou nas mesmas, que não tenha feito o seu melhor trabalho, e que no papel, elas até poderem parecer que resultem.Mas no papel é uma coisa, outra vai ser em pista e com competição a sério.
Será que o Hóquei será o mesmo com tantas mudanças nas suas regras?
Penso que não.Sempre que houve pequenas alterações, elas prejudicaram sempre o hóquei.E porquê?
Porque as mesmas, sempre foram pensadas no papel mas nunca testadas verdadeiramente em pista.E o que se fez desta vez?
O mesmo erro. Pensa-se no papel, mas testá-las em pista, nada. Será que foram alguns jogos preparados para o efeito, que deu para testá-las.
Penso que não.De todos os desportos que conheço, não houve nenhum, que não tivesse efectuado, alterações das suas Leis. Mas houve algum, que tivesse uma viragem de 180 graus.Não.E porquê?
Em primeiro lugar, existe o desvirtuar por completo do que existia.O que implica quem for ver os jogos, não vai perceber patavina do que se passa em pista.Os atletas vão estar preparados para estas mudanças radicais? Nem de perto.
E os árbitros? Nem respondo.
E os dirigentes? Que andam há muito nos clubes e de um momento para o outro, não vão saber o que o que fazer. Ou melhor sabem. Tem que pagar por aquilo que não percebem.
Um desporto precisa de atletas, mas sem clubes e sem dirigentes, para quê é preciso atletas.
Precisa de Regras, mas Regras que sejam entendidas por todos os seus agentes.Sempre defendi, que era preciso fazer, qualquer coisa para tornar o Hóquei em Patins mais apelativo e mais competitivo e sobretudo menos violento.Mas para isso era preciso haver uma mudança tão radical? Penso que não.
Talvez algumas alterações, fossem o bastante, para que voltarmos a ter um Hóquei em Patins, o que já foi há muitos anos. Por exemplo:Com a amostragem do cartão amarelo, o jogador era suspenso por 2 minutos podendo entrar outro jogador.Com o cartão azul o jogador era suspenso 2 ou 4 minutos, conforme fosse por acumulação ou directo, não podendo de forma nenhuma entrar outro jogador durante esse período de tempo.
Com o cartão vermelho, o jogador era expulso, só podendo entrar outro jogador, ao fim de 4 ou 5 minutos conforme fosse por acumulação ou directo.
As grandes penalidades, poderem ser marcadas, conforme o jogador quisesse, ou por remate ou levando a bola.
Acabar, com com lei que todas as faltas que fossem dentro da área sejam grande penalidades.E dar mais liberdade aos árbitros em relação à lei da vantagem, isto porquê? Sempre que um jogador fizesse faltas consecutivas e desde que não fosse cortada uma jogada de perigo, o árbitro podia interromper o jogo para mostrar o cartão amarelo ao jogador infractor.
Naturalmente, haveria outras, como a marcação das faltas pela equipa que defende na zona de área de baliza, a falta fosse marcada em qualquer sitio, mas sempre atrás da linha de área, os jogadores poderem usar as camisolas por fora dos calções, ou mesmo calções térmicos de outra cor diferente dos seus calções.E havia outra outra que é importantíssima.
Só o treinador poder estar em pé junto ao banco, não entendo, o porquê? De um delegado poder estar em pé, quanto mais dois. Mas o estar em pé junto ao banco, não poderia significar como agora é, estar com os cotovelos encima da tabela e por vezes estorvando o desenrolar do jogo.Claro que tudo isto, teria que numa primeira fase, ser testado em torneios particulares, depois em campeonatos europeus ou mundiais de juvenis e juniores. E depois, em Torneios como Taça Latina ou similares.E depois discutidas, as que na realidade traziam benefícios, eram postas em pratica nos campeonatos nacionais. "
J P Romão
Editor do Blogue:
http://www.apitopreto.bloguedesporto.com/P.S. : Sou totalmente da sua opinião, e concordo plenamente que a maioria do público anónimo que, das poucas vezes que vai ao hóquei menos irá, pois agora é que não vai perceber patavina do que se está a passar dentro do ringue.